Quem nos acompanha sabe que somos fãs do Gastronômade – aquele evento que combina gastronomia de primeira com cenários ao ar livre inesperado - desde a sua primeira edição. De 2013 para cá, participamos de uma aventura gastronômica uma mais agradável e prazerosa que a outra.
Neste ano de 2014, tivemos oportunidade de participar não só da etapa Brasília, mas também da que aconteceu em Curitiba/Paraná no último domingo, dia 06 de abril.
A etapa Paraná do Gastronômade foi realizada no belíssimo Castelo do Batel, uma construção datada de 1925 e toda inspirada nos castelos do vale do Loire na França. O castelo foi construído pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda – Luiz Guimarães, mas foi comprado em 1947 pelo então Governador do Paraná Moysés Lupion e permanece na família até os dias de hoje.
Atualmente, o Castelo do Batel não é mais utilizado como residência, mas virou referência em espaço para realização de eventos na capital do Paraná.
Logo no início do evento, o Chef Hermes Custódio – que foi o escolhido para esta etapa em Curitiba – iniciou os serviços com quatro deliciosos aperitivos, todos harmonizados com o Garibaldi Prosecco. Pode ficar com água na boca: Lichia recheada com queijo Gruyère, lascas de amêndoas e geléia de pimenta; Casquinha crocante com creme de aspargos (meu preferido); Salmão gravlax com creme azedo servido em Blinis e Grana Padano servido com mel trufado (estava delicioso).
Antes de todos se dirigirem à mesa, a Renata Runge – organizadora do evento – contou sobre a história do Gastronômade Brasil e nos
apresentou aoMarcelo Lupion, um dos herdeiros de Moysés Lupion e que levou todos os participantes a uma viagem no tempo, visitando algumas áreas restritas do castelo e contando fatos marcantes do lugar.
O ambiente que mais surpreendeu a todos foi o sótão da propriedade, onde se encontram diversas obras de Miguel Bakun, um dos artistas plásticos de maior destaque do estado. A semelhança de estilo faz com que o artista seja popularmente conhecido como o “Van Gogh do Paraná”. Fantástico!
De volta ao jardim, onde estava montada a mesa, o primeiro prato arrancou suspiros de muitos participantes. A sopa de pinhão, prato típico da culinária paranaense, foi remodelada de acordo com a receita da Dona Vera Lupion – matriarca da família Lupion – e incrementada pelo chef Hermes Custódio, que acrescentou a espuma de alho-porro e serviu em mini pão italiano. Acompanhado pelo Garibaldi Brut Chardonnay.
O prato seguinte foi um role de peixe branco (foi utilizada a Tilápia) ao molho veloutè de moqueca com gratin de pupunha ao toque de flor de sal Cimsal e azeite Prosperato com especiarias. Esse prato foi harmonizado com o vinho Chalet du Clermont Chardonnay.
O penúltimo prato foi uma chiffonade de vitelo ao molho trufado e grã ravioli de duxelles. O prato foi acompanhado pelos vinhos Chalet du Clermont Merlot e Acordes Merlot 2011. Mais uma vez o chef utilizou uma comfort food dos paranaenses para surpreender o paladar dos comensais.
Para finalizar, uma taça de sopa de morangos silvestres Verde Brasil Orgânicos e gelado artesanal de manjericão. Perfeitamente harmonizados com o Garibaldi Moscatel, que causou uma explosão de sabores.
A mesa comunitária mais uma vez facilitou a interação entre os participantes do inicio ao fim do evento, com muita conversa, histórias de família e até sobre o casamento de um casal participante, que, se depender de torcida, acontecerá em breve! rs.
Como sempre, o chef convidado foi à mesa cumprimentar os participantes e explicou sobre a escolha dos pratos, os ingredientes e como foi a preparação de cada um deles.
A primeira etapa do Gastronômade Brasil 2014 chegou ao fim, mas fiquem de olho na página oficial, que em breve serão postados os novos encontros e novos locais. Se preparem, pois várias cidades (e regiões do Brasil) por onde o evento nunca passou, serão contempladas nos próximos meses.
Outra boa notícia é que quem não conseguiu participar da última etapa em Santa Catarina, terá uma nova chance no segundo semestre, na belíssima vinícola Villagio Grando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário